Avançar para o conteúdo
CONHEÇA AS

EXPOSIÇÕES

Previous
Next

Exposição Histórica

“Seminário de Corupá: Fé, Construção, Formação e Recanto de Paz”

Em 2013, iniciou-se o Projeto de Requalificação do Museu, sendo o resultado inicial a inauguração da exposição histórica: “Seminário de Corupá: Fé, Construção, Formação e Recanto de Paz”. Esta exposição está organizada em quatro módulos que apresentam a história da Congregação dos Padres SCJ; o fundador da Congregação, Padre Dehon; a construção do Seminário em Corupá; o cotidiano da Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus, que funcionou no espaço até 2012; e uma coleção de miniaturas (livro, lista telefônica, máquina de costura, etc).

O último módulo exibe o mão-pelada (Procyon cancrivorus), um dos primeiros exemplares do Museu, que introduz a exposição de animais taxidermizados.

Exposição de Taxidermia

O Mito da Taxidermia

Previous
Next

Localizada no andar superior, a exposição zoológica, com considerável acervo de animais taxidermizados apresenta diversos grupos taxonômicos. Todos os animais foram taxidermizados pelo religioso fundador do Museu. A obra de Irmão Luiz é a perfeita arte… As aves, os mamíferos, todos os animais representados, permanecem com sua beleza originária, exposta aos olhares do público. Uma poesia não escrita é o que se pode ver na delicadeza encontrada e na destreza por ele desenvolvida ao criar um vasto acervo. Tudo aquilo que conhecemos, vislumbramos e aprendemos a admirar, torna-se mais próximo de nossa atenção e cuidados. Através de muitas descrições, hoje sabemos que Irmão Luiz ao iniciar o seu museu, teve esta grande preocupação: aproximar o contato com as riquezas da natureza e da cultura.

Em 2022 foi possível realizar a instalação de um elevador na instituição. O equipamento possibilita uma democratização de acesso, e permite uma evolução na acessibilidade arquitetônica, uma vez que, anteriormente, o acesso à exposição zoológica era exclusivamente por escadas.

Exposição sobre o Fundador

Irmão Luiz Gartner

Previous
Next

Quando ainda não se acreditava que os recursos naturais eram finitos, quando ainda não se discutia constantemente a preservação do meio ambiente, um homem teve uma vida à frente de seu tempo. Com um imenso amor pela natureza e uma
esplêndida noção da necessidade de preservá-la, foi que Irmão Luiz Gartner, transformou um lugar chamado Seminário Sagrado Coração de Jesus.
A exposição que apresentamos ao público é uma singela homenagem ao fundador de nosso Museu: o religioso Irmão Luiz Gartner, tal produção foi pensada para apresentar o Irmão Luiz “fac-totum”.
Não há como negar sua importância como idealizador e fundador do Museu, mas, além disso, é necessário valorizar seu papel nos trabalhos dedicados ao Seminário de Corupá, seja como religioso, sapateiro, enfermeiro, artista, fotógrafo, ou através de suas obras primas: o “Paraíso das Aves” e o “Museu Sagrado Coração de Jesus”.
Em seus 83 anos de vida, destes, 57 residindo no Seminário de Corupá, muitas pessoas conviveram com Irmão Luiz: religiosos, funcionários, seminaristas e membros da comunidade em geral. O que pretendemos com esta exposição é salvaguardar a memória de quem a ele reservou um lugar em suas lembranças.
Irmão Luiz marcou e continuará a marcar a história enquanto seu legado for lembrado, preservado e utilizado.

exposição

arte-sacra

exposição

"Vivat Cor Iesu"

No ano em que o Museu completa 90 anos de atividades, as celebrações começam com a inauguração de uma exposição com uma mística especial, a nova sala expositiva foi por décadas uma capela. E para enriquecer ainda mais essa história, o Museu conta com uma exposição que apresenta ao público a relação entre a arte e o Sagrado. E ainda, informações sobre a história da Igreja Católica expressas na liturgia. A exposição é inspirada também, no Coração do Jesus, exemplo máximo do amor, é isso que queremos deixar através da exposição: marcas indeléveis de amor.

20230220_115610 - Editado